Proposta apresentada a convite do reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, no âmbito de um concurso fechado, limitado a cinco participantes.
Apesar de não ter sido a proposta escolhida, não podia ficar fora deste portefólio.
Memória descritiva
Na construção do novo monograma do Santuário de Fátima, optou-se por não utilizar uma tipografia pré-existente, mas por desenhar as letras partindo de uma retícula quadrangular de 6x6. Desta escolha resultaram letras de traço simples e uniforme, sem ornamentos, mais focadas no cursus do que no ductus.
As letras do monograma (N, S, R, F), surgem, assim, entrelaçadas, num nó que pretende simbolizar o espírito de união católico. De acordo com a premissa do regulamento, respeitou-se ”a circularidade existente, de forma a que se passe a mensagem de acolhimento, unidade e amor, próprios do catolicismo”, mantendo-se o círculo, que delimita o símbolo formado pelas letras.
Destacam-se, no monograma, dois corações, em simetria, aproximando-se de um sinal de infinito, fazendo uma alusão aos conceitos de ”infinito amor de Maria” e ”Imaculado Coração de Maria”. No que respeita às cores e tipografia, as escolhas tiveram em conta o Regulamento do Concurso: ”Pretende-se que as cores e o lettering falem a realidade atual, e que respeitem a serenidade do azul, a celestialidade do dourado e eventualmente a modernidade das serifas”, tendo havido um especial cuidado na escolha dos tons de azul e dourado, de forma a obter um maior contraste, que facilite a legibilidade do logótipo.
Logótipo da Loja Oficial do Santuário
O concurso previa também a criação do um novo logótipo da Loja Oficial, que mantivesse uma ligação com o logótipo do Santuário, bem como de derivações do logótipo do Santuário adaptadas a diferentes serviços/departamentos.
Para o logótipo da Loja Oficial, tomou-se o monograma usado no logótipo do Santuário de Fátima – de forma a manter a coerência na comunicação gráfica da instituição – tendo sido decomposto, para obter a letra L de Loja e, deste modo, conseguir um reforço visual.
Note-se que, com esta solução, se houver a necessidade de usar o monograma isoladamente, este continua a cumprir o seu papel identificador da Loja Oficial. Mantiveram-se as escolhas de cores e tipografia, de modo a reforçar a ligação ao logótipo principal do Santuário de Fátima.
Nas derivações do logótipo para os Serviços de Estudos e Museu – e mantendo a abordagem da Loja Oficial – a decomposição do monograma permitiu evidenciar as letras E (de Estudos) e M (de Museu), reforçando visualmente o seu propósito de comunicação.
De referir que a solução apresentada permite a adaptação a futuras derivações.
As várias versões
Ainda que o Manual de Identidade Gráfica só tivesse de ser apresentado pela proposta vencedora, na apresentação da proposta a concurso foram já previstas as diversas variações do logótipo.
O documento apresentado a concurso pode ser consultado a seguir.
O documento apresentado a concurso pode ser consultado a seguir.
Maquetes de diversos suportes de comunicação apresentados a concurso.