Olá!
O meu nome é Jorge Portugal.
Sou designer gráfico freelance, actualmente a residir em Castelo Branco, cidade onde nasci em 1974.
O meu nome é Jorge Portugal.
Sou designer gráfico freelance, actualmente a residir em Castelo Branco, cidade onde nasci em 1974.
Em 2008 concluí o Master Ibérico en Design y Producción Gráfica (Universitat de Barcelona).
Entre Outubro de 2015 e Julho de 2020, fui também formador na ETEPA – Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense.
Primeiros passos
A minha paixão pelo design gráfico nasceu em meados dos anos 90, inicialmente como hobby, enquanto frequentava a licenciatura em Física Aplicada – Ramo Óptica (Universidade do Minho). Durante esse tempo dediquei muitas horas à aprendizagem autodidacta de ferramentas informáticas como o Adobe Photoshop, o CorelDRAW, o Adobe Pagemaker ou o 3D StudioMax.
Interessei-me também pelo próprio processo criativo e dei por mim a comprar e ler avidamente livros sobre o tema.
Interessei-me também pelo próprio processo criativo e dei por mim a comprar e ler avidamente livros sobre o tema.
Experiência profissional
Desde 2008 trabalho como freelancer, primeiro em Braga e, desde 2011, em Castelo Branco. Devido aos contactos que mantive dos tempos da licenciatura, destaca-se o número de trabalhos que tenho realizado para empresas na área da óptica/optometria.
Mas este percurso começou em 1999. A minha primeira experiência profissional juntou a minha formação base com outro dos meus temas favoritos, a fotografia. Foi assim que, com a licenciatura ainda incompleta, trabalhei por um breve período na Leica – Equipamentos Ópticos de Precisão (Vila Nova de Famalicão).
Contudo, as competências adquiridas nas ferramentas de edição digital e o crescente entusiasmo pelo design permitiram-me rapidamente tornar o hobby em profissão iniciando funções como designer gráfico “in-house” numa empresa de distribuição de bebidas, a Armando Amaro (Braga), em Dezembro de 1999. Ali, pude trabalhar com impressão digital de grande formato e vinil de corte, tive contacto com diversos materiais usados em decoração de espaços e aprendi a aplicar vinil em diversos suportes.
A partir de 2001 decidi dedicar-me quase exclusivamente à conclusão da licenciatura, que tinha ficado em pausa. Esse objectivo foi atingido no final de 2003. Paralelamente, durante esse tempo realizei vários trabalhos de design gráfico como freelancer.
Em 2004 retomei funções a tempo inteiro como designer gráfico na Plataforma Criativa (Braga). Nesse pequeno estúdio tive o primeiro contacto permanente com o Mac OS X e aprendi a trabalhar com o Freehand e InDesign. Também ali, além do design, se fazia impressão em grande formato e decoração de montras e viaturas. Nos quatro anos que trabalhei na Plataforma Criativa fiquei responsável pela gestão de vários clientes (com excepção da orçamentação e facturação). Destaco, desse período, os trabalhos realizados para a marca de roupa Globe Line, a empresa francesa Publicom Card Systems e a empresa de equipamento hoteleiro portuense César Castro.
Formação
Apesar de trabalhar já há alguns anos como designer gráfico, tive sempre alguma dificuldade em apresentar-me como tal, dada a falta de habilitações nessa área, pelo que em 2007 me inscrevi no Master Ibérico en Design y Producción Gráfica. Devido a um convénio com a Universitat de Barcelona, as aulas decorreram na Alquimia da Cor (Porto). Esta formação, além de complementar enormemente os meus conhecimentos, serviu também para validar a experiência que tinha acumulado anteriormente. Em Junho de 2008 apresentei o projecto final cujo tema foi a Saboaria e Perfumaria Confiança (Braga).
Já em 2016 concluí a Formação Pedagógica Inicial de Formadores, tendo obtido o Certificado de Competências Pedagógicas.
Outros interesses
Para além do design gráfico, mantenho-me ocupado com outras actividades que me cativam.
A música é uma delas e sempre que posso treino no meu bandolim, principalmente música tradicional portuguesa e temas do repertório brasileiro de chorinhos.
Sou também um entusiasta da plataforma Instagram onde, em 2014, criei uma conta dedicada apenas a fotos de tampas de ferro fundido em Portugal (@tampa_ferro_fundido). Esta colecção de fotografias foi a origem do evento Chão de Ferro, que decorreu entre Abril e Maio de 2015 em Castelo Branco, e do qual fui o comissário.
Ainda no âmbito do Instagram, sou co-organizador dos encontros Intameet em Castelo Branco (@instameet_castelobranco).
A minha mais recente descoberta é o “urban sketching”. Estou só agora a dar os primeiros passos, mas está a ser uma experiência muito divertida e estimulante.
Curriculum Vitæ